Os links acima são de outros Blogs da E.M.E.B. Lauro Ribeiro

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Festa Junina

Santo Antônio (santo casamenteiro)




Vida de Santo Antônio não é fácil... Ele é o santo que carrega o menino Jesus nos braços, e é sempre requisitado para ajudar as moças solteiras a arranjarem marido! 13 de junho é o seu dia! Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195 e recebeu o nome de Antônio quando passou da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco em 1220, lá em Pádua, na Itália. É por isso que ele é conhecido tanto como Santo Antônio de Lisboa quanto como Santo Antônio de Pádua.
Alguns dos costumes dos devotos é colocar o santo de cabeça para baixo até que o pedido se realize. Há também quem separe o pobre menino Jesus dos braços de Santo Antônio para que a graça seja alcançada. Coitado do santo!
Sao Joao (santo festeiro)

João Batista é um santo católico que viveu muito tempo atrás... Por ser muito reverenciado pelos fiéis e ter nascido em 24 de junho, logou se tornou o mais "festeiro" dos santos, e até hoje é um dos motivos para existir a fogueira de São João!
Mas a fama de festeiro acaba por aí, pois dizem que São João era um homem muito sério. Foi ele quem criou a prática da purificação por meio da água: o batismo! Ele batizou, inclusive, seu primo Jesus Cristo! Não disse que ele nasceu há muiiiiito tempo? São João é tão importante que deu nome aos festejos juninos ("joaninos", lembra-se?). A partir do século 13 a festa de São João portuguesa incluiu os outros dois santos: Antônio e Pedro.
Sao Pedro (santo manda chuva)

Quando começa a trovejar, todo mundo já pensa: "xi, São Pedro anda arrastando os móveis lá em cima!".
Pois é, além de ser considerado o verdadeiro manda-chuva, São Pedro é também o guardião das portas do céu!
Seu dia é o 29 de junho, data que marca o encerramento das festas juninas. Conhecido como protetor das viúvas e pescadores, São Pedro foi um pescador de origem muito humilde.
Quando se tornou um dos apóstolos de Jesus Cristo, mal sabia ele da responsabilidade que o esperava: encarregado de fundar a Igreja católica, Pedro foi o primeiro papa da história!
Agora, se você já cansou de ler, vá brincar lá no Quebra-Cuca Junino!

Um comentário:

Ademar Oliveira de Lima disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!