Os links acima são de outros Blogs da E.M.E.B. Lauro Ribeiro

sábado, 13 de junho de 2009

História com som

A atividade foi desenvolvida no laboratório de informática. Os alunos ficaram de costas para o computador, onde foi colocado através do blog da professora Fátima http://escolalauroribeiro.blogspot.com/ uma postagem com o título “Animais”, nela tem um gadget “Fazendinha” em que vários animais emitem seus respectivos sons. Foi proposto à eles que só ouvissem. A partir daí foram distribuídas folhas A4 e giz de cera e eles sentaram-se e novamente foi colocado cada som emitido pelos animais para que escolhessem a cor que associavam ao som e também desenhassem o traçado que era sentido por eles no momento em que usavam a audição.

Desenhando e construindo história com sons


Como já foi comentado acima, mas reforçando, alunos ouviram os sons emitidos por cada animal e desenharam os mesmos ( associando- os as cores e ao traçado das linhas) . Após lhes foi mostrada a postagem . No próximo momento os alunos construíram coletivamente o seguinte texto:



O fazendeiro e os animais


Amanheceu. O galo cantou, o gato miou e o terneirinho gritou porque estava com fome. O cachorro latiu, o gato pulou da árvore e correu pois estava com muito medo do inimigo.
O passarinho acordou assustado com a confusão, afinal ele é a comida preferida do bichano.
O ganso com seus filhotes faziam barulho para acordar o fazendeiro, a vaca também tentou despertá-lo com os eu mugido e láé pelas tantas... ele acordou dizendo: Uai sô, larga a mão de brincadeira, que eu tô trabalhando!

Cristofer, João Vitor, Carla Gonçalves, Deivid, Laíssa, Felipe

Ouvindo o texto
Se quiser ouvir o texto coletivo, clique com o botão direito do mouse e depois em abrir hiperlink.
http://vozme.com/speech/pt-ml/a6/a6f7b2d23cbdca9bf37b87e58ca07948.mp3


Esta atividade nos permitiu analisar que cometemos um grande erro quando pensamos que os sons são percebidos da mesma forma por todos. Tal percepção varia muito de acordo com cada criança tanto em relação as cores relacionadas aos sons, quanto as formas utilizadas para desenhá-los. Outra descoberta importantíssima: através de atividades com sons há a possibilidade de se descobrir a deficiência auditiva nos alunos caso ela exista.

A atividade foi desenvolvida por mim (Pré), juntamente com a professora Fátima (2º ano).

Nenhum comentário: