Os links acima são de outros Blogs da E.M.E.B. Lauro Ribeiro

domingo, 23 de novembro de 2008

Trabalho com Zero Hora ...

Trabalho feito com o uso do Jornal Zero Hora, onde cada aluno do 1º ano recebeu um.

NOME:_____________________________DATA:________________


RESPONDE:


1) Qual é o nome do jornal que estamos usando?_____________________________________

2) Em qual cidade do Rio Grande do Sul esse jornal é editado, essa cidade é a capital do nosso estado?__________________________________________


3) Há quantos anos esse jornal é editado?__________________________________

E a qual grupo pertence?_______________________________________


4) Qual é o endereço eletrônico desse jornal, ou seja, qual é seu site na internet?

________________________________________________________

MARCA COM UM X A RESPOSTA CERTA:

5) ZERO HORA é editado.

( ) mensalmente ( ) diariamente ( ) semanalmente


6) Qual o valor do jornal de segunda-feira a sábado:

( ) R$ 3,00 ( ) R$ 2,50 ( ) R$ 2,00


7)Qual dia da semana o jornal ZERO HORA custa mais caro e qual é o valor em reais:
( ) Sábado, R$ 3,00 ( ) Domingo, R$ 3,50 ( ) Sexta-feira, R$ 3,00


8)Sabendo-se que fazem 50 anos que o jornal ZERO HORA é editado no nossso Estado ( Rio Grande do Sul), esse número corresponde a:

( ) 15 dezenas ( ) 50 dezenas ( ) 5 dezenas


9)Qualquer jornal, além de ZERO HORA é um:
( ) meio de transporte ( ) meio de vida ( ) meio de comunicação


10) De acordo com o livro de Português que estamos usando em nossas aulas,qual escritor ficava fascinado com as gravuras do jornal (1910), e foi o que mais motivou ele para aprender a ler.

( ) Carlos Drumond de Andrade

( ) Monteiro Lobato

( ) Mario Quintana

Trabalho feito em 2006 com alunos da2ª série: saimos pelas redondezas da escola para observar as casa dos bichos, fotografamos e depois apliquei este trabalho.
Nome:_______________________________Data:________________________

Alguns bichos têm casas muito interessantes, podem dar ao homem lições de arquitetura .

Escreve o nome de cada bicho que construiu as casas abaixo:



____________________ _____________________ ____________________


Responde:

a) Qual casa tu gostas mais? Por que?

_______________________________________________


b) Qual material o camotinho usa para fazer sua casa?

___________________________________________________

c) Qual material a catorrita usa para construir seu ninho?

_________________________________________________


d) Por que o João-de-barro constrói seu ninho no alto das árvores ou em postes de luz?

________________________________________________


e) Será que a formiga é um animal útil ou nocivo ( prejudicial ) ao homem?

___________________________________________


f) O pica-pau é uma ave ou um inseto?
___________________________________


g) Escreve sobre a casa de um outro bicho que tu conheces:
__________________________________________________

Boliche multiplicativo (1ª série em diante)

Indicado para alunos da 1ª série em diante, o jogo ajuda a memorizar e a compreender a idéia da multiplicação e perceber que é possível utilizá-la para resolver outros problemas.

Material: 1 jogo de boliche, folha e lápis para anotar os resultados.

Meta: conseguir marcar o maior número de pontos por equipe ao final de 3 rodadas.

Regras:
1 - montar equipes de 4 pessoas

2 – Determine o mesmo valor para todas as garrafas, por exemplo, 7 pontos
3 – cada equipe organiza o seu jogo de boliche e a forma como irá marcar os pontos (desenho de garrafas, pauzinhos, etc.)

4 – em cada rodada, um jogador tem três chances para derrubar o máximo de garrafas possível

5 – quando encerrar suas três chances, independente do número de garrafas derrubadas, dá a vez ao próximo, que reorganizará as garrafas ao seu modo

6 – a rodada termina quando todos da equipe tiverem jogado

7 – ganha a equipe que tiver maior número de pontos ao final

Análise: Deixe que os alunos troquem idéias sobre como cada equipe se organizou para anotar os pontos. Peça para que registrem suas estratégias e que comparem as anotações entre os grupos. Então, relacione a contagem dos pontos às tabuadas. De acordo com Katia Smole, esse é um bom momento para você introduzir o conceito de anotação da multiplicação, checar se aparece o sinal X e apresentá-lo. "Ao mesmo tempo que joga, o aluno pensa nas formas de registro e sente necessidade de fazer isso de uma forma cada vez mais enxuta", explica.

ADIVINHA QUEM São ESTES?



Todos dizem que sou linda,


pois eu sou cheia de cor.


Vivo em festa e casamento,


e até rimo com amor!



__________________














Nem a chuva, nem o vento


me afastam do lugar.


Eu sou dura e até derrubo


quem em mim tropeçar!



______________________













As pessoas batem em mim,


batem na minha cabeça


e me enfiam na madeira,


sem deixar que eu apareça!



______________________













Já não sou mais um bebê,


isso eu tenho que dizer.


Eu ainda não sou grande,


mas eu sei que vou crescer!



_______________________














Já não sou mais um bebê,


isso eu tenho que dizer.


Eu ainda não sou grande,


mas eu sei que vou crescer!



_______________________














Numa ponta eu tenho o ombro


noutra ponta vem a mão.


Eu me dobro na metade,


iualzinho ao meu irmão!



_____________________







Eu sou cheio de letrinhas,


de desenhos e de cor.


Trago históris de bichinhos,


De aventura e de amor!



______________________













Adivinhou? Escreve o nome deles embaixo de cada verso. E desenha todos eles ao lado.



VAMOS COMPLETAR?


Faltam as três letras da palavra Mel em cada uma das palavras abaixo. Vamos descobrir todas.

A ABELHA gosta muito da Primavera, porque nessa época há muitas flores e ela sai cheirando todas que ela vê, para poder fabricar o mel.

___ O ___ ___ Z A


___ ___ S ___ A



C A ___ ___ ___ O



___ A R T ___ ___ O



___ O ___ ___ Q U E



___ S ___ E R A ___ D A



___ U ___ ___ T A



Nenhum comentário: